terça-feira, 27 de abril de 2010

Esconderijos e segredos

Porque é que as pessoas se escondem ou escondem factos?
Porque têm medo; ou porque têm vergonha.
Ou porque devem, se tal lhes for imposto por dever profissional.
Há situações em que devemos guardar segredo porque somos advogados e estamos obrigados a isso.
Nas restantes situações da vida, esconde-se algo porque é vergonhoso ou porque temos receio das consequências caso fossem revelados determinados factos (estou a pensar, por exemplo, na segurança e restrição de partilha de informação pessoal que é necessária quando se utiliza a internet, para que informações sobre a nossa vida pessoal não sejam maldosamente utilizadas).
Há outro motivo pelo qual alguém esconde factos: porque magoa ou pode magoar - o próprio ou terceiro.
Mas perante esse caso eu lembro-me de uma frase com a qual me cruzei há pouco tempo: "magoa-me com a verdade em vez de me dizeres uma mentira."
Porque a mentira envergonha quem a diz, leva à perda de respeito e é a última base sobre a qual se pode construir qualquer tipo de relação.
Basta pensar no seguinte: se uma testemunha for apanhada a mentir sobre algo que até pode parecer irrelevante ela mina in totum a credibilidade do seu depoimento, mesmo que a seguir ou antes da mentira esteja a dizer a verdade.
Se calhar é esse conhecimento que leva a que eu goste tanto de instar testemunhas "hostis".

Sem comentários:

Enviar um comentário