quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que é um Amigo

Eu tenho muitos conhecidos, tenho muitos amigos e tenho a sorte de ter vários Amigos, assim mesmo, com maiúscula.
Amigos que se "atravessam" por mim, que se antecipam a qualquer agressão que me seja dirigida, que estão disponíveis para me ouvir ou aconselhar - conforme aquilo de que eu precisar no momento - e que não hesitam em me apontar falhas quando as vêem. Amigos preparados para rir e chorar comigo.
Alguns dos meus Amigos, corrijo, TODOS eles, sentem uma alegria minha como sendo deles e tomam as minhas dores, chegando a tomar a minha defesa mesmo à minha revelia (porque me conhecem o suficiente para saber que eu lhes diria que me defendo bem sozinha).
Amigos que sabem que por eles farei - faço - o mesmo.
A Amizade não cobra nem exige.
Há apenas uma coisa que não aceito que me façam, a respeito de Amigos, porque é inaceitável, para mim ou para os outros: não aceito que me digam de quem devo ou não devo ser Amiga.
Nesta altura em que se alinham candidaturas às próximas eleições na Ordem dos Advogados, vou sabendo da composição de listas, algumas delas já públicas.
Nessas listas vou descobrindo Amigos, amigos e conhecidos, e deparo com Amigos em listas concorrentes.
Nas próximas eleições vou ter de escolher entre Amigos, que por força do Destino (?) se perfilam em duas das três listas concorrentes? Não.
Vou ter de fazer a escolha entre candidaturas, entre projectos, porque escolher entre Amigos é impossível.
Por estranho que possa parecer, só espero que na madrugada seguinte às eleições uns Amigos estejam radiantes e outros estejam tristes.
Porque estarem todos radiantes é impossível e estarem todos tristes é sinal de que a terceira lista ganhou...

6 comentários:

  1. mas esses seus Amigos em campos opostos, não eram para estarem todos juntos numa só lista para derrubarem o actual BOA? Ou todos eles, no fundo, querem poleiro, seja lá em que lado da trincheira fôr...é isso?

    ResponderEliminar
  2. Cada Amigo escolhe o seu lado da trincheira, e os meus Amigos fazem a escolha em função daquilo em que acreditam ser melhor para a OA. Nem todos têm - temos - a mesma visão, mas é isso que faz de nós pessoas diferentes. Por outro lado, exercer um cargo na OA dá muito trabalho não remunerado - com exclusão do BOA - e chatice, pelo que é tudo menos um poleiro.

    ResponderEliminar
  3. para mim é mesmo 1 poleiro, tanta coisa com a lista do colega fragoso marques e depois aparece mais uma...numa palavra, e com o devido respeito: Poleiro, s.m.o.

    ResponderEliminar
  4. A melhor opinião não será a minha, certamente :-) Mas continuo a acreditar que não será o desejo de poleiro aquilo que leva Colegas a candidatarem-se a cargos na OA. Sou ingénua dir-me-á. Pois, talvez. É defeito meu :))

    ResponderEliminar
  5. (sic)"Porque estarem todos radiantes é impossível e estarem todos tristes é sinal de que a terceira lista ganhou..."
    Se ganhou funcionou a regra da democracia, mas mesmo perdendo, a regra da democracia também funciona...agora ser-se obrigado a votar não sei em que ordenamento se baseou a ordem, mas bom deve ser normal também.

    ResponderEliminar
  6. Uma árvore, um amigo que devemos bem tratar. Um amigo de verdade tão fiel como a amizade que podemos cultivar ♫ ♫ ♫ ♫ ♫

    Att.
    Sr. Dr. PFL

    ResponderEliminar