sexta-feira, 24 de abril de 2009

Não doi nada e não custa nada

De vez em quando recebo e-mails com apelos relativos a crianças - e não só - a quem foi diagnosticada leucemia, não se conhecendo dadores compatíveis.
Por estes dias tem-se falado da Marta.
Esses mails reenvio acrescentando uma chamada de atenção para o CEDACE.
Quando se fala da necessidade de doação de medula óssea temos de nos lembrar de que alguém que está doente precisa de encontrar alguém que com ele seja compatível para a doação. É raro haver compatibilidade fora da família, mas acontece. E a pessoa compatível pode ser qualquer um de nós.
O CEDACE tem um registo nacional de dadores de medula óssea.
Eu estou inscrita (no Centro de Histocompatibilidade do Sul), e não custou nada.
Só tive de me disponibilizar para que me fizessem uma colheita de sangue, uma quantidade reduzida. Ficaram registadas as características do meu sangue.
Infelizmente, eu não sou compatível com a Marta, ou já me teriam chamado.
Se me tivessem chamado, continuaria a não doer nada, continuaria a não custar nada. A colheita é feita através do sangue, só seria necessário que o dador ficasse alguns minutos de braço esticado.
Os pais da Marta fizeram aquilo que eu faria se se passasse com um filho meu: apelaram à inscrição das pessoas no Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea.
Porque amanhã se pode passar com um filho meu ou com um filho vosso, eu faço o mesmo apelo: inscrevam-se no CEDACE.

1 comentário:

  1. É pena não haver mais gestos de solidariedade como este, e que estão ao alcance do comum dos mortais. Espero que este "post" sirva como alerta a tornarmo-nos melhores seres humanos. (AH)

    ResponderEliminar