sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vantagens das deficiências

Descobri recentemente que sou disléxica.
Quando eu era miúda fui diagnosticada como "acelerada", e desconfio que "dislexia" era termo que não constava dos dicionários.
Como sucede frequentemente com crianças confrontadas com o diagnóstico, senti um enorme alívio quando soube: percebi a causa das minhas dificuldades ao longo de anos de aprendizagem e sei que é possível ultrapassá-las. Porque apesar da "deficiência" é possível atingir sucesso pessoal e profisisonal.
No meu caso, creio mesmo que a dislexia contribuiu para me ajudar, em parte, naquilo que faço: tendo-me apercebido muito cedo de que tinha dificuldade em me fazer entender, acabei por descobrir que há formas de comunicação alternativas para aquela em que sentimos especial dificuldade (porque os disléxicos não sentem todos as mesmas dificuldades).
Descobri, então, que era capaz de exprimir uma ideia usando exemplos ou imagens (normalmente a imagem de um mecanismo a funcionar).
As imagens continuam a passar na minha cabeça a uma velocidade superior àquela a que eu sou capaz de encontrar palavras para as exprimir.
Se sucede que, por vezes, eu sou capaz de explicar (ou pelo menos de tentar explicar) uma ideia complexa de um modo simples, como se me dirigisse a uma criança de "5 aninhos", isso deve-se ao facto de, lá no fundo da memória, eu ainda ter cinco anos, e ter primeiro de perceber a ideia abstracta para só depois a transmitir de modo a fazer-me compreender.
Agora que sou adulta, concluo que a minha dislexia só me trouxe vantagens.

5 comentários:

  1. Não me quer fazer 1 desenho para eu perceber alguma coisa? (estava a brincar, espero não ter levado a mal...), pode responder com 1 desenho :) :) :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho jeito para desenho. Uso palavras para descrever mecanismos, lembra-se? :))
    Um dia destes descrevo-lhe a minha "máquina de fazer chouriços", a propósito do art. 511.º...

    ResponderEliminar
  3. Teria muito gosto... :) (espero que não tenha levado a mal a minha brincadeira...)

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que isso aconteceu para nos deliciarmos com a sua simples, mas encantadora, prosa!

    ResponderEliminar